Muitas pessoas passaram a fazer home office recentemente por conta das mudanças de comportamento promovidas pela epidemia do coronavírus. Por mais que pareça mais simples, trabalhar de casa requer muita disciplina para que se tenha um rendimento satisfatório.
“Você precisa de persistência. Não é fácil fazer a mudança, mas você precisa ser persistente e evitar as distrações” explica o professor da STRONG ESAGS, Fábio Affonso. Algumas dicas são muito usadas para que o home office seja produtivo. Confira:
Espaço – É importante que se estabeleça um local específico para trabalhar. De preferência, um cômodo sossegado, bem iluminado e com poucas distrações. Locais barulhentos são um problema e podem fazer o seu foco diminuir. Lembre-se de tratar seu espaço de trabalho como se fosse o seu escritório na empresa, zelando pela organização do mesmo. “Isso é necessário não só no home office, mas em todo ambiente de trabalho. ”
Organize seu tempo – Se programe para fazer todas as suas tarefas diárias em horários definidos. Manter uma rotina bem organizada é muito importante para que você possa ter resultados trabalhando em home office.
Disciplina – Não é só o espaço de trabalho que deve refletir a de um escritório. Apesar de estar em casa, é recomendado que você se vista da mesma forma com a qual estaria vestido para trabalhar em uma sala com outros funcionários. Por mais que seja tentador levantar-se e trabalhar de pijamas, se vestir corretamente auxilia para que você, involuntariamente, mantenha o mesmo nível de concentração caso estivesse fora de casa.
Comunique-se – Para muitos, o home office é uma novidade. A distância física pode se tornar um grande obstáculo se a comunicação não for eficaz. Por isso, é sempre bom que líderes e funcionários sempre estejam a par dos trabalhos feitos, das metas traçadas e do que está programado para ser feito em determinado dia. O professor cita que o isolamento pode ser especialmente ruim para algumas pessoas. “Muitos se sentem menos produtivos, perdem as expectativas de progressão de carreira. Por mais que existam ferramentas muito boas para comunicação, não é a mesma coisa que uma conversa pessoal, que agrega muito para o networking das pessoas. ”
Por fim, é sempre importante ressaltar que mudanças repentinas de comportamento precisam de um tempo de adaptação. “Migrar o seu trabalho para um ambiente que é o seu conforto naturalmente traz conflitos. Você não consegue ter uma adaptação plena porque afinal, para o seu subconsciente você ainda está em casa”, complementa Affonso.
Fonte: https://strong.com.br/blog/dicas-para-fazer-home-office-durante-a-quarentena/