Lave frutas e legumes separadamente
Antes de guardar os vegetais – frutas e legumes como maçã, ameixa, limão, cenoura, batata, abobrinha e beterraba – é muito importante realizar uma lavagem caprichada. Pegue um alimento por vez, coloque debaixo da água corrente por cerca de 15 segundos e esfregue bem. Para eliminar possíveis vírus, uma boa sugestão é esfregar os alimentos com uma escova ou uma esponja e um pouco de detergente. Essa sugestão serve, principalmente, para os vegetais com casca. Depois de higienizar corretamente, basta armazenar os alimentos na geladeira ou em outro local apropriado.
Verduras folhosas devem ser deixadas de molho em uma solução com água sanitária
Para eliminar todas as sujeiras e microrganismos de verduras folhosas (como alface, rúcula, agrião, couve, brócolis e espinafre), a nossa dica é preparar uma solução com 1 litro de água e uma colher de sopa de água sanitária. Coloque os vegetais e a solução em uma bacia e, então, deixe por cerca de 15 ou 20 minutos. Assim, todas as sujeiras e microrganismo serão eliminados! Mas atenção: nem toda água sanitária serve para esse propósito. Verifique na embalagem se a sua é própria para a limpeza de vegetais e, se não for, opte pelo vinagre para fazer a higienização.
Latas e garrafas podem ser lavadas com detergente
Quando se trata de itens com embalagem, a limpeza deve ser feita como se fosse uma louça comum. Latas e garrafas, por exemplo, podem ser lavadas com esponja e detergente. Lembre-se de esfregar todas as partes dos produtos e, depois, basta enxaguar normalmente. O detergente consegue eliminar as sujeiras e, ao mesmo tempo, possíveis vírus e bactérias que estejam na embalagem. Após realizar a lavagem, seque com um pano e organize os produtos na despensa. Bem simples, né?
Descarte caixas de papelão, plásticos e guarde os alimentos em potes herméticos
Para armazenar arroz, feijão, farinha e cereais, a nossa sugestão é recorrer aos potes herméticos. Assim, os alimentos ficam bem conservados, livres de traças e outros insetos. Além disso, ao recorrer a esse modo de armazenamento, você descarta as embalagens plastificadas e caixas que costumam vir sujas do supermercado.
Obs.: Caso você prefira continuar armazenando os produtos em suas respectivas embalagens, será necessário realizar uma lavagem caprichada. Use uma esponja com detergente para limpar sacos de plástico e um pano com álcool para retirar as sujeiras de caixas de papelão.