1 – Comece preparando bem o pinheiro, abrindo os ramos e desamassando galhos. Ele é a base da decoração e precisa estar bem armado.
2 – É importante colocar primeiro o pisca-pisca, para evitar que os fios apareçam por cima dos enfeites. Isso também garante que a árvore fique iluminada “por dentro”, o que dá um efeito especial. Acenda o cordão, segure o rolo com uma mão, e vá envolvendo cada galho com a outra. Quanto mais luzes, mais bonita fica a árvore.
3 – Comece a colocar os enfeites com a árvore de Natal acesa. Assim, fica mais fácil identificar “buracos” onde é preciso colocar ornamentos maiores ou mais importantes.
4 – Pendure primeiro os enfeites maiores, como laços e bolas grandes, depois vá colocando os outros, por ordem de tamanho, até chegar nos menores, que servem para arrematar o espaço que sobrou. Enfeites mais pesados devem ficar do meio para baixo da árvore.
5 – Enrole os cordões das bolas e enfeites nos galhos, para que fiquem bem presos e a prova de puxões de crianças e animais de estimação.
6 – No topo, arremate com um enfeite mais importante: uma ponteira, uma estrela, um Papai Noel ou mesmo um laço bem grande são ótima opções.
7 – Depois dos enfeites todos pendurados, preencha eventuais falhas com ramos, que dão leveza à arvore.
8 – Durante a arrumação, faça pausas e dê um passo para trás para ver, de longe, como está ficando o conjunto e localizar os lugares que estão precisando ser mais preenchidos. Quanto mais cheia, mais bonita árvore fica.